Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Benefícios do flúor para os dentes


01/02/2017

Você sabia que nas cidades onde há o abastecimento público é obrigatória a adição de flúor na água? Há mais de 30 anos, o governo federal tornou lei a fluoretação da água para abastecimento público. Mas por que isso foi exigido?

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Na década de 30, pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. Desde então, os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.

Como o flúor atua?

Ele ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: ajuda a matar as bactérias que provocam a cárie e fortalece os dentes, diminuindo a presença de microorganismos bucais.

A cárie dental é considerada como um dos principais problemas odontológicos no Brasil e em diversas partes do mundo, podendo provocar a destruição dos dentes se não for tratado a tempo e de forma adequada.

De acordo com o Ministério da Saúde, o limite máximo de flúor na água para consumo humano é de 1,5 mg/litro. O monitoramento do elemento é feito por entidades governamentais de tratamento de água, que seguem os valores estabelecidos pelo ministério.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070