É preciso sentir dor de dente para ir ao dentista?

30/01/2017

A correria do dia a dia é uma inimiga dos tempos modernos. Os compromissos são tantos que muitas vezes deixamos passar algumas coisas importantes, como a visita ao dentista. Daí, num certo dia, você acorda com uma dor terrível em um dos dentes, sem qualquer motivo pra isso.

Quando sentimos alguma mudança com relação ao nosso sorriso, a primeira atitude que precisamos ter é consultar um profissional. Mas não é só nos momentos de urgência que você deve pensar nessa possibilidade, é muito importante realizar consultas com frequência, em geral a cada 6 meses para que essa situações chatas sejam evitadas, como os quadros de dor que podem incomodar momentos importantes da sua vida.

Quando a lesão é mais profunda a dor ocorre na presença de estímulos como alimentos doces, frios ou quentes. No caso de cáries que atingem o nervo, as dores são latejantes e, geralmente, não melhoram com o uso de analgésico. O incômodo pode significar, também, um dente quebrado, sensibilidade dentária ou o nascimento de um siso. Só o dentista saberá realizar o diagnóstico e começar o tratamento o quanto antes.

Prevenção é o melhor remédio!

A frase é um pouco batidinha, porém é a mais verdadeira quando falamos de saúde bucal. Uma simples cárie quando não tratada no início, por exemplo, pode se transformar em um tratamento de canal ou mesmo demandar a extração do dente. Mesmo um simples sangramento na gengiva, dependendo da recorrência, pode indicar sintomas de inflamações mais graves que podem levar à perda óssea ou dental.

Razões para você visitar seu dentista:

- Evitar que um probleminha vire um problemão!

Conforme já falado, muitos problemas como cáries e gengivite são comuns e podem ser tratados de forma simples e pouco dolorida quando diagnosticados no início. Com visitas frequentes ao dentista é possível evitar que tais problemas se agravem demandando tratamentos mais complexos e custosos.

- Diagnosticar doenças graves no início

Doenças como o câncer bucal podem ser diagnosticadas em estágio inicial a partir de uma consulta com seu dentista. Quando diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos desse tipo de câncer tem cura.

- Melhorar a higienização

A correta higienização é o principal fator para quem busca um sorriso bonito e saudável. No entanto, com a correria do dia a dia é comum que muitas pessoas acabem relaxando e esquecendo de realizar bons cuidados dos dentes. Por isso, idas regulares ao dentista ajudam a corrigir eventuais deslizes que podem prejudicar, e muito, a saúde da sua boca no futuro.

- Sai mais barato que um tratamento

Uma justificativa comum para não ir ao dentista é a questão dos valores dos tratamentos. O problema é que quanto mais complexo ele for, mais caro ele vai custar. Então, o ideal é ir ao dentista a cada seis meses para realizar uma boa higienização, permitir um melhor controle da limpeza e, claro, prevenir doenças.