Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

É normal ter dor de dente depois de fazer a manutenção do aparelho ortodôntico?


26/01/2017

Antes mesmo de chegar ao consultório do ortodontista aquele sofrimento por antecedência começa a bater ao lembrar que toda vez que você sai dessas consultas sente sua arcada dentária toda dolorida?

Infelizmente o incômodo faz parte do tratamento. Isso porque ao ser ajustado o aparelho, o ligamento ao redor do dente é pressionado e é esta pressão que movimentará o dente durante os próximos dias.

Os dentes levam de 15 a 20 dias para se movimentarem após o seu dentista apertar o aparelho. Por isso as consultas são marcadas uma vez só por mês. Não adianta apertar o aparelho semanalmente ou quinzenalmente, pois o processo biológico da movimentação dentária leva tempo para acontecer.

Nos primeiros dias após a manutenção do aparelho fixo é indicado que o paciente consuma alimentos moles, líquidos ou pastosos, para não forçar os dentes e acabar piorando o desconforto. Porém, após esses dias em que os dentes estão mais sensíveis, todos os alimentos podem ser consumidos, com exceção dos muito pegajosos ou duros, para não comprometer as peças do aparelho.

Caso o paciente seja mais sensível e tenha muito desconforto, ele poderá recorrer ao remédio indicado apenas pelo seu ortodontista. Lembre-se: a automedicação nunca é recomendada. O paciente pode ter graves reações alérgicas ou simplesmente não amenizar o problema.

O que fazer na hora da escovação?

Muita gente também encontra dificuldade em realizar a higiene bucal. A dor é tanta que escovar os dentes ou passar o fio se torna uma tarefa bem complicada. Mas é preciso ter paciência nos primeiros dias e realizar esse ritual higiênico com as ferramentas certas. Tenha em mãos uma escova ortodôntica com cerdas bem macias e um fio dental especial para pacientes que usam este acessório nos dentes. Assim, sua limpeza se tornará mais eficaz e atenderá todas as suas necessidades odontológicas.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)