Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Mordedor bucal: por que ele é importante para seu bebê?


25/01/2017

Uma fase dos bebês em que os pais devem estar muito atentos é quando as mãozinhas conseguem pegar qualquer objeto a vista e levá-los à boca, inclusive mãos e pés.

Esta é a fase oral da criança e ocorre nos primeiros dois anos de vida da criança. Nesse período, todo o tato da criança parece estar na boca. É nessa fase também (mais especificamente a partir dos seis meses) que os primeiros dentinhos começam a apontar na gengiva do bebê, podendo causar coceira, um pouco de irritação e até dor. Na tentativa de coçar ou aliviar esses sintomas desagradáveis muitos bebês acabam levando qualquer objeto para a boca. E é aí que os mordedores entram.

Os mordedores podem ajudar a aliviar os sintomas de erupção, pois são desenvolvidos para ser levados à boca, por isso, é melhor do que outros eventuais brinquedos que poderiam ser perigosos.

Feitos de plástico, silicone, tecido ou vinil, eles podem ser encontrados em formatos variados como bichos, personagens de desenhos infantis e figuras geométricas, além de úteis para a saúde bucal, também funcionam como brinquedos e uma boa distração para o bebê.

Modelo ideal

Para não ter problemas com esses objetos é importante ser exigente na hora de comprar um para o seu bebê. O ideal é que eles sejam feitos com materiais específicos, livres de BPA (substância tóxica encontrada no plástico), higienizáveis e sem peças conectadas para que não possam se soltar na boca.

Existem também modelos que possuem gel no interior e devem ser colocados na geladeira, pois baixas temperaturas dão maior alívio à irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes.

Como limpar

1 - Lave os mordedores antes do primeiro uso com água quente e sabão ou detergente para louças. Enxágue bem para garantir que qualquer resíduo de sabão tenha sido removido antes de entregar o brinquedo ao bebê. Se for recomendado na embalagem do produto, desinfete-o, deixando-o mergulhado em água fervente.

2 - Limpe todos os mordedores regularmente lavando-os à mão com água e sabão ou na máquina de lavar louças — se isso for permitido; verifique essas informações na embalagem do produto. Além disso, enxágue o brinquedo com água quente após cada uso.

3 - Enxágue um mordedor que seu bebê derrubou no chão com água quente e devolva-o a ele. Se o brinquedo ficou em contato com o chão por um período maior ou se o chão estiver sujo, use água quente e sabão para limpá-lo.

4 - Limpe um mordedor que esteve em contato com o solo ou com o chão de um local público esfregando-o com água quente e sabão por pelo menos 30 segundos, ou lave-o na máquina de lavar louças.

5 - Mergulhe um mordedor em uma tigela com partes iguais de vinagre e água para prevenir o crescimento de fungos. Repita o processo uma ou duas vezes por semana, ou conforme for necessário. Considere desinfetar os mordedores regularmente, mergulhando-os em água fervente por cinco minutos. Faça isso apenas com os brinquedos que possam tolerar a alta temperatura da água. Deixe que os mordedores esfriem totalmente antes de entregá-los ao seu bebê.

6 - Carregue um mordedor extra com você. Isso será útil caso o brinquedo seja derrubado e não haja um local próximo para lavá-lo.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Copyright 2013 - Uniodonto SC - Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)