Mordedor bucal: por que ele é importante para seu bebê?
25/01/2017
Uma fase dos bebês em que os pais devem estar muito atentos é quando as mãozinhas conseguem pegar qualquer objeto a vista e levá-los à boca, inclusive mãos e pés.
Esta é a fase oral da criança e ocorre nos primeiros dois anos de vida da criança. Nesse período, todo o tato da criança parece estar na boca. É nessa fase também (mais especificamente a partir dos seis meses) que os primeiros dentinhos começam a apontar na gengiva do bebê, podendo causar coceira, um pouco de irritação e até dor. Na tentativa de coçar ou aliviar esses sintomas desagradáveis muitos bebês acabam levando qualquer objeto para a boca. E é aí que os mordedores entram.
Os mordedores podem ajudar a aliviar os sintomas de erupção, pois são desenvolvidos para ser levados à boca, por isso, é melhor do que outros eventuais brinquedos que poderiam ser perigosos.
Feitos de plástico, silicone, tecido ou vinil, eles podem ser encontrados em formatos variados como bichos, personagens de desenhos infantis e figuras geométricas, além de úteis para a saúde bucal, também funcionam como brinquedos e uma boa distração para o bebê.
Modelo ideal
Para não ter problemas com esses objetos é importante ser exigente na hora de comprar um para o seu bebê. O ideal é que eles sejam feitos com materiais específicos, livres de BPA (substância tóxica encontrada no plástico), higienizáveis e sem peças conectadas para que não possam se soltar na boca.
Existem também modelos que possuem gel no interior e devem ser colocados na geladeira, pois baixas temperaturas dão maior alívio à irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes.
Como limpar
1 - Lave os mordedores antes do primeiro uso com água quente e sabão ou detergente para louças. Enxágue bem para garantir que qualquer resíduo de sabão tenha sido removido antes de entregar o brinquedo ao bebê. Se for recomendado na embalagem do produto, desinfete-o, deixando-o mergulhado em água fervente.
2 - Limpe todos os mordedores regularmente lavando-os à mão com água e sabão ou na máquina de lavar louças — se isso for permitido; verifique essas informações na embalagem do produto. Além disso, enxágue o brinquedo com água quente após cada uso.
3 - Enxágue um mordedor que seu bebê derrubou no chão com água quente e devolva-o a ele. Se o brinquedo ficou em contato com o chão por um período maior ou se o chão estiver sujo, use água quente e sabão para limpá-lo.
4 - Limpe um mordedor que esteve em contato com o solo ou com o chão de um local público esfregando-o com água quente e sabão por pelo menos 30 segundos, ou lave-o na máquina de lavar louças.
5 - Mergulhe um mordedor em uma tigela com partes iguais de vinagre e água para prevenir o crescimento de fungos. Repita o processo uma ou duas vezes por semana, ou conforme for necessário. Considere desinfetar os mordedores regularmente, mergulhando-os em água fervente por cinco minutos. Faça isso apenas com os brinquedos que possam tolerar a alta temperatura da água. Deixe que os mordedores esfriem totalmente antes de entregá-los ao seu bebê.
6 - Carregue um mordedor extra com você. Isso será útil caso o brinquedo seja derrubado e não haja um local próximo para lavá-lo.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.