Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Mastigar gelo pode fazer mal para seus dentes

24/01/2017

É quase impossível, depois de tomar aquele suco bem geladinho, deixar escapar para a boca os pedacinhos de gelo do fundo do copo e começar a mastigá-los. Ainda mais nos dias quentes de verão. Isso também acontece com você?

Apesar de ser algo comum para muitas pessoas, o hábito de quebrar gelo com os dentes pode causar diversos problemas para sua saúde bucal como:

– Pequenas trincas no esmalte do dente;

– Fraturas dentárias pequenas, médias e grandes;

– Traumas na gengiva;

– Gerar sensibilidade dentária;

– Sobrecarga muscular nos músculos da mastigação.

Quando o hábito está relacionado à doença

Desejos específicos, como o de mastigar gelo, geralmente estão associados com anemia ferropriva. Como sugere o nome, a anemia ferropriva deve-se à quantidade insuficiente de ferro. O corpo necessita de ferro para formar a hemoglobina, uma substância presente nas células vermelhas do sangue que possibilita o transporte de oxigênio.

Esse tipo de anemia é comum. Cerca de 20% das mulheres, 50% das gestantes e 3% dos homens têm deficiência de ferro.

Outros hábitos perigosos

Mas não é só chupar ou morder gelo que pode prejudicar a saúde bucal, outras manias que desenvolvemos diariamente sem perceber também podem causar os mesmos danos. Conheça alguns deles:

- Usar palito após as refeições: muitos usam o palito como se fosse um fio dental, enfiando o palito entre os dentes, o que acaba comprimindo a papila gengival. Isso pode causar a retração óssea e da gengiva e criar mobilidade nos dentes.

- Morder tampa de canetas: este hábito pode levar à erosão dental. Como acabamos mordendo sempre na mesma região, pode ocorrer um desgaste irregular naquela área da arcada dentária.

- Roer unhas: esta mania estraga os dentes da mesma forma que as mordidas em tampas de caneta. No entanto, chega a ser ainda mais perigosa, pois embaixo das unhas há acúmulo de bactérias e resíduos que, ao entrarem em contato com os dentes e a boca, podem causar infecções.

Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070