Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Problema com aftas? Saiba como lidar com elas!


19/01/2017

Quem já teve sabe o quanto é chato ter uma na boca atrapalhando seu dia. Seja pra comer, bocejar e até mesmo falar. A estomatite aftosa recorrente (EAR), conhecida popularmente como afta, é uma condição crônica inflamatória.

Muitas são as causas para o aparecimento dessas lesões: trauma local, deficiências de ferro e vitaminas como B9 (ácido fólico), B6 e B12, histórico familiar e até mesmo estresse físico ou emocional podem estar relacionados ao quadro de EAR.

Confira algumas dicas para lidar com esses pequenos grandes incômodos!

1. Alimentação

A doença está principalmente ligada a uma desregulação do nosso sistema imunológico. Entretanto, alimentos cítricos como abacaxi, kiwi, limão ou até mesmo tomate, podem desencadear o quadro de estomatite aftosa. A dica é adotar uma dieta balanceada, que pode minimizar deficiências de ferro e vitaminas e permitir que sistema imune seja capaz de cicatrizar as úlceras mais rapidamente.

Já uma dieta muito rica em carboidratos, especialmente aqueles que grudam nos dentes, favorecendo a incidência da cárie deve ser evitada. Da mesma forma, alimentos com cascas e crocantes que podem ferir a mucosa bucal e desencadear a afta também devem ser evitados.

2. Aparelho bucal

O aparelho ortodôntico pode causar traumas à mucosa bucal, sendo um potencial agente das lesões de estomatite aftosa. Peça orientação adequada ao seu dentista para utilizar bastante cera ortodôntica em qualquer braquete que esteja incomodando.

3. Higienização bucal

O aparecimento das aftas não está relacionado diretamente à falta de higiene bucal, mas dentes cariados podem levar a traumas da mucosa bucal e desencadear EAR. Essa ausência de cuidados higiênicos também pode ocasionar a periodontite e daí alavancar demais complicações orais.

4. Procure um estomatologista

Sempre é bom procurar o estomatologista para acompanhar e investigar cada caso específico, através de exame clínico extra-oral e intra-oral. Ao frequentar o consultório do especialista, o paciente estará prevenindo o risco de lesões mais graves, inclusive, que podem ser diagnosticadas precocemente como o câncer de boca.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070