Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Conheça a função de cada dente


18/01/2017

Alguns são maiores, outros menores, têm aqueles que são bem visíveis e os mais escondidos. Os dentes, cada qual em seu lugar, ocupam um papel importante em nossa boca!

Conheça a função de cada um:

Incisivos: são os primeiros a entrar em contato com os alimentos. No total são oito: quatro na linha superior e os outros na linha inferior. Em alguns casos, são os dentes que sofrem com o choque da sensibilidade dentária.

Caninos: são aqueles pontudos e bem afiados. Sua utilidade é romper alimentos ou algum tipo de objeto. Temos quatro dentes caninos, que são vizinhos dos dentes incisivos.

Pré-molares: ao lado dos caninos, tem os oito dentes pré-molares: quatro na linha superior e inferior entre os caninos e os dentes molares. Têm como função mastigar tudo aquilo que você come.

Molares: estão no cantinho da boca e também têm o papel de triturar os alimentos. Bem parecidos com a função dos pré-molares, só que maiores.

Ajudantes do nosso processo digestivo

Você sabia que nosso sistema digestivo começa pela boca? Ela é a porta de entrada para todos os alimentos que ingerimos ao longo da vida e tem a função de mastigar e triturar bem as refeições para que o resto do processo seja bem feito. Ou seja, sem a presença de todos os dentes na arcada, o organismo pode passar por grandes problemas. Preserve bem o seu sorriso e cuide para que ele possa fazer o mesmo pelo seu corpo.

Como manter uma boa higiene oral?

> Escove corretamente os dentes e use o fio dental

Deve-se escovar bem os dentes pelo menos 2 a 3 vezes por dia e usar o fio dental.

> Coma alimentos balanceados

Seguir uma dieta equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Isso inclui todos os principais grupos de alimentos: frutas e verduras, produtos lácteos, carne, peixe, etc.

> Visite regularmente o seu dentista

Você deve ir ao dentista a cada semestre para manter uma boa saúde oral. O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo – são 280 mil -, porém mais da metade da população – 55,6% - não vai uma vez ao ano no dentista, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, feita em 2013.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070