Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Diastema: o incômodo espaço entre os dentes tem solução!


16/01/2017

Um sorriso com diastema é aquele que tem algum espaço entre os dentes, deixando um buraco entre eles. O tipo mais famoso, talvez porque seja o mais visível, é o que se localiza nos dentes superiores da frente.

Embora possa causar algum transtorno para a saúde bucal, esse problema é tratado mais como uma questão estética, dependendo da opção da pessoa querer arrumá-lo ou não.

Algumas das razões para o aparecimento do diastema são dentes muito pequenos ou com alguma alteração de forma, devido ao hábito de chupar o dedo ou chupeta ou respiração inadequada, casos de dentes em excesso, freio labial hipertrófico ou depois de algum tratamento ortodôntico.

Pode ser um problema?

A resposta para essa pergunta é: depende. Em crianças que ainda têm dente de leite o diastema é perfeitamente normal, uma vez que os dentes que ainda vão nascer (permanentes) são maiores e deverão preencher os espaços corretamente. Já na fase adulta, esse buraco entre os dentes não deveria mais existir, mas isso não é necessariamente um problema.

Mas mesmo a questão estética sendo a mais citada como transtorno, o diastema pode causar outros probleminhas também. Esses espaços, por exemplo, facilitam a retenção de alimentos e outros resíduos entre os dentes. Ele ainda pode comprometer a fala ou causar uma DTM (Disfunção Temporomandibular). Se o buraco está localizado do lado esquerdo nos dentes do fundo, por exemplo, o ato de mastigar pode ficar desequilibrado, sobrecarregando a musculatura e os dentes do outro lado. Essa descompensação pode causar dores na cabeça, ombros, pescoço entre outros.

O tratamento

O diagnóstico diferencial do diastema, feito pelo dentista, é que vai conduzir ao melhor tratamento. Pode-se optar por procedimentos ortodônticos, cirúrgicos, com resinas ou cerâmicas ou até indicar a ajuda da fonoaudiologia.

A melhor época para corrigir esse problema é ainda na infância. Mas não se esqueça: muitas vezes o diastema é só uma questão estética e cabe ao paciente determinar se deseja fechá-lo ou não. O fechamento dos espaços entre os dentes só se faz necessário se desfavorecer a fonética ou trazer algum outro problema de saúde bucal mais sério, do contrário, pode sorrir a vontade e sem vergonha, afinal, tem muita modelo capa de revista por aí exibindo seu diastema!

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070