Alimentos ricos em fibra ajudam no combate à cárie

12/01/2017

Alimentos ricos em fibras, além de conter vitaminas para deixar seu corpo mais forte, também são bons aliados no combate à placa bacteriana e a cárie, além de afastar futuros problemas para a gengiva e o esmalte dos dentes.

Por exigirem maior tempo de mastigação para triturá-los (por causa das fibras), auxiliam na remover das impurezas da superfície dentária. Além disso, permitem que, durante o processo de trituração, uma maior quantidade de saliva seja produzida, além de lubrificar, permite uma auto higiene dos dentes.

Mas é importante que seja dito: o consumo dos alimentos fibrosos ajuda a manter a saúde bucal em dia, mas não podem substituir a utilização da escova dentária e do fio dental após cada refeição.

Alimentos fibrosos x grudentos

Entre os alimentos fibrosos mais conhecidos e consumidos estão algumas frutas (maçã, pêra e goiaba), verduras e legumes (brócolis, pepino, cenoura e couve), cereais integrais (arroz integral), grãos (feijão e grão de bico), nozes e amêndoas com casca.

Em contra partida, existem alimentos que fazem uma função contrária a dos fibrosos e devem ser evitados por quem deseja ter dentes sempre saudáveis, como açúcares, gorduras e carboidratos.

Amigos da saúde bucal

Quando o assunto é saúde bucal, não são só os alimentos fibrosos que são considerados grandes aliados dos dentes, o limão e a laranja também fazem muito bem para o sorriso, devido a vitamina C. Sem essa vitamina no organismo, pode surgir uma doença chamada escorbuto, que pode promover intenso sangramento gengival e até perda dos dentes. Além disso, o limão é adstringente, bactericida e fungicida.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite, iogurtes, queijos e castanha-do-pará) também é uma ótima pedida para auxiliar na saúde bucal, já que eles podem tornar os dentes mais fortes e resistentes.

Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070