Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Por que é importante criança usar fio dental?


09/01/2017

O uso do fio dental na higiene bucal é tão importante quanto a escovação dos dentes, e sua inclusão deve ocorrer já no surgimento dos primeiros dentes. Assim que um nasce do lado do outro é preciso passar o fio entre eles para que não fiquem restos alimentares retidos ali, já que a escova não alcança todos os espaços.

As chances do pequeno sempre usar o fio aumentam quando ele percebe que os pais fazem isso também. Até os oito anos é importante que os pais ajudem a criança a passar o fio dental, cuidando sempre para não forçar o fio contra a gengiva, evitando machucar ou cortar suas parceiras rosadas. Após os nove anos a criança já pode ser estimulada a passar o fio sozinha, mas sempre com a supervisão dos pais. Está com receio de fazer esta tarefa? Procure conversar com o dentista de seu filho. Com certeza ele poderá demonstrar a melhor maneira de realizar a atividade.

Dicas para que o hábito do uso do fio dental seja mais fácil e prazeroso:

- Invente maneiras de tornar a escovação e o uso do fio dental mais divertidos para a criança. Contando, por exemplo, uma história sobre as bactérias malvadas que estão querendo dominar os dentinhos e que juntos com o herói fio dental vocês irão impedir e salvar o dia.

- É super importante explicar para os filhos com uma linguagem do seu entendimento que o fio dental vai limpar o espaço entre os dentes, onde a escova não entra. As crianças nessa idade necessitam muito de aprovação e aceitação e gostam de ser elogiadas. Diga sempre de forma positiva e carinhosa como ela está ajudando e deixando os dentinhos contentes e livres de sujeiras.

- Para crianças menores, você pode fazer o uso de "fossers" ou "placker", que são suportes já com o fio dental acoplados. Essa é uma boa maneira de apresentar à criança o fio dental, por serem mais fáceis de manusear. Estão disponíveis em uma variedade de cores e estilos. A técnica é a mesma dos tradicionais, inserindo delicadamente entre os dentes e deslizando de maneira suave de um lado ao outro da gengiva.

Pratique a higiene bucal

1- Corte o fio dental com o tamanho de cerca de 30 cm.

2- Enrole o fio no dedo indicador de uma das mãos e deixe um pedaço solto por onde irá começar a passar.

3- Você pode começar ensinando a técnica usando o fio nos seus dentes primeiro ou utilizar em algum brinquedo que seu filho mais gosta.

4- Pratique movimentos de vai e vem, da mesma forma quando enxugamos as costas com uma toalha, com o fio na superfície proximal dos dentes.

5- Para não esquecer de passar em nenhum dente, comece a limpeza de trás para frente. Iniciando pelo último dente da arcada superior do lado direito até chegar nos parceiros bucais frontais. Faça o mesmo em todo o sorriso.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070