Você sabia que bebê pode ter cáries? Saiba como cuidar!
05/01/2017
Por volta dos seis meses em diante surgem os primeiros dentinhos dos bebês. Nesta fase, além da irritação e incômodo, os pais também devem estar atentos a um problema que pode acontecer também neste período: a cárie.
Sim, bebês podem ter cáries. Isso porque ao entrar em contato com o meio externo o dentinho está suscetível às bactérias. O problema é potencializado quando os pais permitem alguns hábitos, como deixar a criança dormir com uma mamadeira. Ao dormir, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes do bebê e podem causar cárie. Isso vale também para quem não coloca açúcar na mamadeira e até mesmo com o leite materno, pois ele contém um açúcar chamado lactose.
O ideal é, após a alimentação, escovar os dentinhos dos bebês com uma pasta de dentes própria para a idade deles. A quantidade recomendada é do tamanho de um grão de arroz cru desde o aparecimento do primeiro dente até aproximadamente os quatro, cinco anos, quando a quantidade de creme dental é aumentada para o tamanho de um grão de ervilha.
O dente pode já nascer cariado?
Não. A cárie é uma doença causada por alguns fatores associados, como a associação de bactérias e açúcar, durante certo período de tempo. Assim, as bactérias só conseguem aderir ao dente para formar a placa uma vez que ele já esteja na boca da criança.
Quando saber se é cárie?
A dica para os pais é que observem diariamente os dentinhos dos pequenos. O primeiro sinal da cárie é o aparecimento de manchinhas esbranquiçadas ou pontos escuros, indolores.
É importante lembrar que quanto mais cedo diagnosticado o problema, mais simples e rápido será o tratamento. O ideal é que os pais levem os filhos a partir do surgimento dos primeiros dentinhos, a cada seis meses.
Ter uma rotina de higiene bucal é fundamental. Como o bebê ainda não consegue fazer a higienização sozinha, é importante o auxílio da mãe na escovação. Outra dica é após o consumo de antibióticos e alimentos pastosos e consistentes, como bolachas recheadas e iogurtes, escovar os dentes.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.