Placa bacteriana: o que é e como tratá-la

04/01/2017

A placa bacteriana é uma das principais causas de problemas na saúde bucal, como cáries, mau hálito, gengivite, sensibilidade, desgaste no esmalte e, em casos mais graves, doença periodontal e perda dos dentes.

Ela é o resultado do acúmulo de bactérias que forma uma camada pegajosa, consistente e sem cor, na superfície dos dentes. Essa camada é formada quando não há higiene bucal adequada, fazendo com que as bactérias presentes na boca – às vezes, até benignas – se alimentem dos resíduos de alimentos e passem a “residir” em torno dos dentes, aumentando a sua colônia. Quando não tratada, a placa bacteriana pode endurecer e formar o tártaro.

Como prevenir

A prevenção do desenvolvimento da placa bacteriana depende de pequenas atitudes, muito simples e muito fáceis de realizar. São elas: escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, preferencialmente após todas as refeições, usar o fio dental, e visitar o dentista duas vezes ao ano.

Tratamento

O tratamento para a placa bacteriana é muito simples: consiste na higienização dos dentes e no uso de fio dental. Em casos mais graves, é necessário o uso de produtos especiais, como escovas e pastas de dentes específicas para isso, ou a realização de limpezas com seu dentista.

E o tártaro?

O tártaro é a placa bacteriana endurecida, que pode se formar na superfície dos dentes, ao redor deles e nas gengivas. Como é mais consistente, oferece um ambiente ainda mais propício para o desenvolvimento das bactérias, o que pode levar a problemas mais graves, como gengivite e cáries – isso quando já não estão presentes.

O sinal mais comum da presença do tártaro é uma camada marrom ou amarelada nos dentes, principalmente próximo das gengivas. Após ele se “instalar” em sua boca, somente o dentista pode removê-lo. Isso porque ele se forma muito rente às gengivas, e por ser uma camada dura, deve ser tratado com muito cuidado, com o uso de equipamentos especiais e medicamentos específicos. O processo realizado pelo dentista é a remoção do tártaro através da “raspagem”, onde, com uma ferramenta adequada, ele raspa o tártaro até retirá-lo completamente.