Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Cuide da higiene de sua língua e mande embora o mau hálito


02/01/2017

Ah, o mau hálito. Eis uma preocupação constante, principalmente daquelas pessoas que lidam com o público. Segundo a Associação Brasileira de Halitose cerca de 30% da população sofre com este problema, ou seja, mais ou menos 50 milhões de pessoas passam ou já passaram pelo constrangimento de exalar um odor ruim pela boca.

Você sabia que a língua pode ser uma grande vilã em relação a este desagradável odor?

Durante as refeições muitos resíduos de alimentos ficam na parte de cima dela e, quando acumulado, pode causar uma camada branca, chamada de saburra lingual, um dos causadores do mau hálito.

Ao fazer a higiene bucal, é importante sempre lembrar de incluir a limpeza da língua. Raspá-la pode realmente reduzir o número dessas bactérias e pode ajudar muitas pessoas com mau hálito.

Formas de tratar o mau hálito

O mau hálito tem várias causas, que podem ser desde cavidades dentárias onde acumulam resíduos alimentares, má alimentação, problemas gástricos, falta de higiene e uso de alguns medicamentos que prejudicam a produção de saliva.

Escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental diariamente ajuda a controlar a placa (biofilme dental) e escovar a língua ajuda a remover as bactérias causadoras de mau hálito. O fio dental é importante, pois mantém os espaços entre os seus dentes limpos.

A água também é amiga da língua, pois ajuda a aumentar a produção de saliva e hidrata o organismo e a boca, prevenindo a formação de placa bacteriana.

Evite o consumo excessivo de alimentos que possam alterar o odor do hálito (alimentos odoríferos), por exemplo, com alto teor de proteína e gordura animal, com alto teor de enxofre (repolho, couve flor, etc., além de alho e cebola crus ou em excesso) e bebidas como café ou alcoólicas.

Ah, e não esqueça de visitar seu dentista a cada seis meses!

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070