Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Cuide de seus dentes ao praticar esporte


15/12/2016

Não há dúvida de que a prática de atividades físicas é fundamental para ter uma vida saudável. No entanto, estudos mostram que os atletas são 60 vezes mais propensos a traumas na cavidade oral, se não estiverem usando uma proteção. Estima-se que no Brasil, anualmente 1,5 milhão de lesões ocorrem durante a prática de atividades esportivas. Por isso, o uso de protetores bucais deve ser sempre considerado.

Durante a pratica esportiva o rosto muitas vezes é a parte mais exposta de um atleta, apresentando 10% de chance de receber uma lesão orofacial por partida. Além disso, a chance de receber esse tipo de lesão durante a sua carreira de jogador é de 33-56%

O uso de protetores bucais é essencial para atletas, esportistas ou praticantes de atividades radicais. Isso porque eles mantêm os tecidos moles afastados dos dentes, prevenindo a lesão dos lábios contra os dentes durante o impacto, além de reduzir e distribuir forças dos impactos frontais diretos que, de outro modo, causariam fraturas.

Os protetores podem ser adquiridos de diversas formas ou fabricados sob medida, a partir do molde dos dentes do paciente.

O que fazer quando ocorre um traumatismo dental?

Fratura: encontre o fragmento do dente e coloque-o em um recipiente com soro fisiológico ou leite e procure um dentista para avaliar a possibilidade de recolar esse fragmento.

Dente torto ou mole: se o dente estiver torto, com as mãos limpas, tente empurrá-lo para a posição original, em caso de mobilidade dental, não faça nada e procure o cirurgião-dentista.

Perda do dente: procure o dente. Em nenhuma hipótese toque ou segure na raiz do dente. Lave-o com água filtrada ou soro fisiológico sem esfregar, guarde em um recipiente com leite ou soro fisiológico, e leve-o mais rápido possível para o dentista.

Em todos os casos, quanto menor tempo o dente permanecer fora da boca, e quanto mais rápido visitar o dentista, maiores serão as chances de sucesso de recuperação do dente ou fragmento dental.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070