Conheça a síndrome que pode atrapalhar suas noites de sono
15/12/2016
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio grave do sono, em que a respiração é repetidamente interrompida e retomada. Seus sintomas são ronco alto e sensação de cansaço após uma noite completa.
Pessoas com a síndrome apresentam dores de cabeça, sonolência diurna, irritabilidade, queda de rendimento no trabalho, problemas de memória, risco de infarto, hipertensão e diabetes.
O sono é caracterizado por estágios, cinco no total, no qual em cada um deles há uma função específica para reger e equilibrar nossa saúde, sendo o 4º e 5º estágio os principais. Quem tem a síndrome não consegue concluir os estágios do sono. Consequentemente, não consegue regular a produção hormonal, essencial ao funcionamento correto dos órgãos, e ter sua função neurológica e cognitiva regularizada.
Tratamento
Apesar de tratar-se de uma condição médica, a odontologia tem contribuído para o tratamento de pessoas com a síndrome. Entre as opções estão cirurgias de avanço da maxila e mandíbula e também aparelhos intraorais (AIO) de avanço mandibular utilizados durante o sono. De fácil adaptação, o AIO tem conquistado a preferência dos pacientes.
Estágios do sono
1 – Sono leve. A atividade muscular fica mais leve. Acontece algumas contrações musculares.
2 – A respiração e as batidas do coração diminuem. Leve diminuição da temperatura do corpo.
3 – Começa o sono profundo, cérebro começa a gerar as ondas delta.
4 – É nesta etapa que produzimos alguns hormônios fundamentais como:
- Insulina: responsável pela regularização da produção de glicose;
- Grelina e Leptina: responsáveis pela sensação de saciedade alimentar;
- Cortisol: hormônio que controla os níveis de pressão arterial;
- E o hormônio antidiurético.
5 – Neste estágio acontece a “faxina cerebral” e o armazenamos todos os fatos importantes. É aqui que ocorre o descanso físico e mental.
O sono é uma das condições básicas da fisiologia humana, é a partir dele que alcança-se o equilíbrio orgânico, físico e mental. Sem um sono de qualidade, a quantidade será nula e insignificante.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.