Perigos que o açúcar pode causar à saúde bucal de seu filho
15/12/2016
Ao entrar na seção de doces do supermercado seu filho pede tudo o que vê pela frente? É difícil manter o pote de guloseimas cheio em casa? Bom, ele não é a única criança a fazer isso, mas é importante que você esteja atento aos riscos que o açúcar pode causar aos pequenos.
A ingestão demasiada de doces, acrescida da má escovação, resulta no acúmulo de placa bacteriana, desencadeando as cáries. Por isso, alguns hábitos são importantes:
- Prefira uma dieta rica em legumes, verduras e frutas detergentes, sem excessos de alimentos ricos em açúcar e pegajosos.
- Ofereça as refeições em horários regulares, seguidas de higienização oral. Definir um horário fixo para o seu filho almoçar e jantar faz toda diferença.
- Pratique a escovação de acordo com a idade da criança. Para os bebês, com escovas adequadas para idade, gaze ou fraldas de pano, e para crianças, com maior autonomia, escovação com escovas adequadas para idade e fio dental.
Consequências do exagero de açúcar
O consumo exagerado de açúcar pode trazer diversas consequências tanto durante a infância quanto ao longo da vida. Doenças crônicas, que representam, atualmente, 72% dos óbitos no país, podem ser desenvolvidas por causa desse excesso - entre elas está o diabetes e a obesidade.
Neste ano, uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros consome doces em excesso. Os dados são ainda mais preocupantes entre os jovens: 28,5% da população de 18 a 24 anos possui alimentação com excesso de açúcar. Ainda nessa faixa etária, 30% também costuma beber refrigerantes diariamente.
Estimule seu filho a escovar os dentes
Com bom exemplo dos pais e estímulo, as crianças tendem fazer da escovação algo natural depois das refeições.
Entre as dicas para incentivar os pequenos estão:
- Escovar em companhia: procure escovar os dentes juntos com os filhos. Aproveite para checar se a escovação está sendo feita da forma correta ou mesmo corrigir aquilo que eles fazem de errado.
- Deixe o momento divertido: use a criatividade para tornar esse momento divertido e engraçado.
- Explique a importância da escovação: entendendo a importância da higiene, a criança pode assimilar o hábito de uma forma mais fácil.
- Prepare um ambiente adequado: uma banqueta firme, em que a criança consiga alcançar a pia para cuspir, é o material ideal para a escovação.
- Dê atenção ao momento: participe, explique, demonstre! Com disposição calorosa e firme você mostra que a tarefa é importante e estimula a cooperação.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.