Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Como devo escolher minha escova de dente?


15/12/2016

A escova de dente é a principal ferramenta para manter a saúde bucal. Apesar disso, muita gente não se preocupa muito com detalhes na hora de escolher uma escova. Mas é preciso prestar atenção, sim! Já que é essencial que a usemos pelo menos três vezes ao dia.

Média, macia ou dura?

Assim como os cremes dentais, as escovas possuem diversos modelos. Muitos com cabos, cabeças e cores diferentes. As cerdas médias e duras, por exemplo, são comumente indicadas na higienização de próteses removíveis. Já as escovas com cerdas macias, são destinadas para a maioria das pessoas. Para quem escova com “força”, por exemplo, a indicação é que as cerdas sejam as mais macias possíveis, pois evitam traumas na gengiva.

A mais indicada

Para não ter erro na escolha, a indicação é de escovas com a extremidade estreita, cerdas macias, que alcançam os dentes posteriores sem causar traumas na gengiva.

Quando trocar?

A recomendação dos dentistas é que uma escova deve ser trocada, em média, a cada 3 meses de uso. Isso porque depois de algum tempo começa a haver desgastes das cerdas, comprometendo a remoção da placa bacteriana sobre a superfície dos dentes e gengiva. Além disso também é importante a troca devido ao acúmulo de bactérias após determinado tempo.

Curiosidade sobre as escovas

A mais antiga escova de dente de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia de 3000 a.C: um pequeno ramo com a ponta desfiada até restarem apenas as fibras. A escova de cerdas apareceu na China em torno de 1498. A haste era uma varinha de bambu ou um pedaço de osso com pêlos de porco amarrados numa das extremidades. Durante o século XVII, mercadores chineses disseminaram a novidade na Europa, onde, por causa do preço, era comum haver uma única escova para toda a família. Essas escovas – assim como suas sucessoras de pêlo de cavalo – juntavam umidade e causavam mofo, prejudicial à higiene da boca. Além disso, as cerdas eram pontiagudas e feriam as gengivas. Só em 1938 surgiu, nos Estados Unidos, a Dr. West’s Miracle Tuft Toothbrush, a primeira escova de dente com cerdas de náilon. A evolução seguinte foi a da cerda macia, que apareceu pela primeira vez no início dos anos 50.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070