Deixar de ir ao dentista pode resultar em problemas para seu sorriso e seu bolso!
14/12/2016
É a falta de tempo, é o medo de ter que passar por um tratamento, é o esquecimento. São várias as desculpas que muitas pessoas dão para explicar o por que não vão ao dentista regularmente.
Mas saiba que deixar para depois a manutenção e os cuidados com saúde bucal pode fazer com que problemas simples se tornem graves, resultando em tratamentos mais caros e, muitas vezes, bem mais doloridos.
Prevenção é o melhor remédio!
A frase é um pouco batidinha, porém é a mais verdadeira quando falamos de saúde bucal. Uma simples cárie quando não tratada no início, por exemplo, pode se transformar em um tratamento de canal ou mesmo demandar a extração do dente. Mesmo um simples sangramento na gengiva, dependendo da recorrência, pode indicar sintomas de inflamações mais graves que podem levar à perda óssea ou dental.
Razões para você visitar seu dentista
- Evitar que um probleminha vire um problemão!
Conforme já falado, muitos problemas como cáries e gengivite são comuns e podem ser tratados de forma simples e pouco dolorida quando diagnosticados no início. Com visitas frequentes ao dentista é possível evitar que tais problemas se agravem demandando tratamentos mais complexos e custosos.
- Diagnosticar doenças graves no início
Doenças como o câncer bucal podem ser diagnosticadas em estágio inicial a partir de uma consulta com seu dentista. Quando diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos desse tipo de câncer tem cura.
- Melhorar a higienização
A correta higienização é o principal fator para quem busca um sorriso bonito e saudável. No entanto, com a correria do dia a dia é comum que muitas pessoas acabem relaxando e esquecendo de realizar bons cuidados dos dentes. Por isso, idas regulares ao dentista ajudam a corrigir eventuais deslizes que podem prejudicar, e muito, a saúde da sua boca no futuro.
- Sai mais barato que um tratamento
Uma justificativa comum para não ir ao dentista é a questão dos valores dos tratamentos. O problema é que quanto mais complexo ele for, mais caro ele vai custar. Então, o ideal é ir ao dentista a cada seis meses para realizar uma boa higienização, permitir um melhor controle da limpeza e, claro, prevenir doenças.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.