O que fazer depois da extração de um dente?

14/12/2016

A extração de um dente pode ocorrer por diversos fatores. Quando inevitável, é preciso seguir algumas recomendações pós-extração para o sucesso do procedimento. Confira as dicas:

1 – Faça compressa com gelo A compressa com gelo ou bolsa de gelo nas primeiras 24 horas é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço decorrente da extração. A baixa temperatura, provocada pela aplicação do gelo, auxilia na contração dos vasos sanguíneos, que estão dilatados devido ao processo inflamatório causado pela extração, evitando assim o grande fluxo sanguíneo e a liberação de líquidos celulares para a região de onde o dente foi extraído.

2 – Cuidado com alimentos Existem alguns alimentos que devem ser evitados logo após a extração de qualquer dente. Os alimentos quentes, por exemplo, não devem ser ingeridos pelo menos nas primeiras 24 horas, pois a região de onde o dente foi retirado estará sensível e pode voltar a sangrar. Dê preferências à alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos e leite. No dia seguinte já é permitido também alimentos mornos e macios, como purês, ovo cozido e macarrão, por exemplo.

3 – Muita atenção à higienização A cavidade resultante da retirada do dente é um lugar propício para o acúmulo de alimentos no local. Por isso, É muito importante realizar a higienização de maneira eficaz após a extração, pois ela irá retirar os restos de alimentos, evitando assim riscos de infecção. A limpeza deve ser feita com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias para não agredir a área já lesionada. Outro ponto importante é a utilização do enxaguante bucal: só use mediante orientação do dentista.

4 – Fique longe do cigarro e álcool Cigarro e álcool estão totalmente proibidos para quem realizou algum tipo de extração dentária. A fumaça gerada pelo cigarro penetra na mucosa e interfere de maneira negativa na cicatrização. O álcool interfere na ação de medicamentos, como antibióticos e analgésicos, e pode cortar suas ações antibacterianas e de diminuição de dor.

5 – Repouso total Muitas pessoas gostam de praticar atividades físicas ou então trabalham em pé. Após a extração de um dente, é preciso que se faça repouso por alguns dias para não estimular a circulação sanguínea e acarretar problemas como sangramento e infecções, por exemplo.

Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070