Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Conheça o passo a passo de um tratamento de canal

14/12/2016

A polpa dentária é o tecido mole localizado na parte interior dos dentes, contendo nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Esse tecido, que ocupa desde a coroa dentária até a ponta da raiz, quando lesionado e infectado por bactérias pode promover uma infecção, gerando muita dor e inchaço. Para tratar esse tipo de problema é preciso fazer um tratamento de canal.

Embora seja um tratamento muito comum na rotina dos consultórios, alguns pacientes têm calafrios só de falar no assunto! Mas você sabe qual o passo a passo deste tipo de procedimento? Vamos esclarecê-lo:

O início

O primeiro passo é remover a polpa. Para isso, o dentista aplica uma anestesia local e com uma broca ele promove uma abertura na coroa do dente para acessar então o tecido pulpar e removê-lo.

Limpeza dos canais

Após toda a remoção da polpa, que é feita com uma lima, o dentista inicia o processo de limpeza dos canais. Como a polpa é um tipo de tecido, ela é irrigada por uma série de vasos sanguíneos localizados nos canais. Esses, por sua vez, são raspados, esvaziados e desinfetados totalmente para o preenchimento com um material obturador específico, chamado de cimento odontológico. Antes do preenchimento, o dentista ainda pode solicitar algumas radiografias com o objetivo de averiguar se todo material infectado de fato foi removido.

Terceiro passo: a restauração Em geral, o tratamento de canal é feito em etapas. Para muitos casos, após a remoção e limpeza, o dentista ainda realiza um intervalo antes de aplicar o material obturador e a restauração definitiva. Essa primeira etapa (remoção e limpeza) serve para selar o dente e também protegê-lo. Por fim, a coroa é fechada com uma resina própria restaurando completamente o dente.

Embora esteticamente o dente seja reconstruído, o paciente perde a sensibilidade pois é justamente na polpa que ficam todos os nervos.

Você sabia?

A endodontia é a área da odontologia responsável por tratar doenças e lesões que afetam a polpa dos dentes. Consequentemente é o ramo que estuda as melhores técnicas para promover o tratamento de canal.

Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070