Dói fazer um implante dentário?
14/12/2016
Para algumas pessoas, só o barulho do motorzinho dentro do consultório do dentista já é motivo para não pensar em visitá-lo. Imagina quando o tratamento envolve uma intervenção cirúrgica, como um implante!
Ao contrário do que muitos pensam, alguns procedimentos cirúrgicos são bastante simples e a dor é quase imperceptível. O implante dentário, dependendo do caso, é um deles.
Porque realizar um implante?
Assim como a maioria dos procedimentos odontológicos, quanto mais o paciente adia o tratamento, mais problemático ele tende a ficar. Com o implante dentário, isso não é diferente. Toda vez que um paciente tem uma perda dentária, o tratamento mais recomendado é o implante. Quando o paciente deixa de substituir o dente perdido, os demais dentes costumam se movimentar, prejudicando a mastigação, a fala e até a abertura e o fechamento da boca.
Outro problema que pode ocorrer é a reabsorção óssea, que pode dificultar a realização do implante. Por isso, se você perdeu um dente, não deixe de buscar auxílio de um dentista o quanto antes!
Como é feito?
Para a realização do implante, o paciente passa por uma pequena cirurgia no qual é instalado um cilindro de titânio no tecido ósseo, para sustentar a prótese. A cirurgia ocorre dentro do próprio consultório odontológico e com o uso da anestesia local.
Quando comparado com a extração de um dente, por exemplo, o procedimento do implante dentário é muito mais simples e bem menos dolorido. Isso porque boa parte da cirurgia de instalação do implante envolve a manipulação do tecido ósseo, que se caracteriza por um número muito pequeno de enervações.
O pós-operatório
Para um pós-operatório tranquilo e sem complicações, é preciso seguir algumas dicas que são imprescindíveis para que o implante fique adequado:
- Não comer nada duro, quente, crocante ou ácido nos cinco a sete (5 a 7 ) dias seguintes;
- Não beber nada quente, ácido ou com gás nos primeiros cinco a sete dias;
- Não fumar ou consumir álcool durante toda fase de recuperação;
- Não tomar sol, abaixar a cabeça ou assoar o nariz na primeira semana;
- Não enxaguar a boca vigorosamente durante as primeiras 24 horas;
- Não mastigue, sob hipótese alguma, na área operada;
- Não tomar analgésicos à base de A.A.S. (ácido acetil salicílico), seguir com rigor a medicação prescrita;
- Repouso é essencial nas primeiras 48 horas após a cirurgia;
- Faça a higiene cuidadosamente. Limpar bem os dentes e a língua é fundamental;
- Alimentos somente cremosos ou líquidos durante os primeiros 5 a 7 dias;
- Tomar sorvete nas primeiras duas horas pós-cirurgia;
- Colocar gelo por fora da área operada sem intervalo por dois dias;
- Siga rigorosamente as orientações dadas pelo seu dentista;
- Não deitar do lado operado.
Vale à pena enfrentar o medo quando o assunto é a realização de um implante. Pode parecer um detalhe, mas a falta de um único dente pode comprometer a saúde como um todo e afetar a funcionalidade bucal de maneira bastante problemática para o paciente.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.