Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Mantenha a higiene bucal de seus filhos também nas férias!


13/12/2016

Férias escolares, eis um momento do ano tão esperado por alunos de todas as idades. É o momento de dizer adeus às tarefas, de poder acordar mais tarde e não ter hora para tomar banho ou escovar os dentes.

Epa, epa, epa... esta última parte não está correta! Afinal, não é possível tirar férias dos dentes, certo?

Seja durante a folga ou o período de aulas é importante sempre manter a higiene bucal em dia para ter dentes e gengiva saudáveis.

Erros cometidos com a saúde bucal durante as férias escolares:

- Aumentar a oferta de doces: como as férias coincidem com o final de ano, é muito comum que os pequenos acabem consumindo mais doces, como chocolates e sorvetes, por exemplo. Atenção pais: o consumo descontrolado de açúcar durante o dia acaba aumentando a produção de bactérias na boca e enfraquecendo os dentes. Por isso, é bom controlar a quantidade de guloseimas, além de “policiar” o momento da escovação.

- Trocar água por sucos e refrigerantes: mesmo que muitos pais ofereçam mais sucos do que refrigerantes – o que certamente é mais saudável mesmo – o ideal é aumentar a oferta de água. Quase tanto quanto os refrigerantes à base de cola, os sucos de caixinha ou lata contêm uma taxa elevada de acidez e açúcares, contribuindo para a erosão do esmalte que, em médio prazo, aumentará a sensibilidade dos dentes, exigindo tratamento mais custoso em todos os sentidos. Vale lembrar que a água contribui para evitar o acúmulo de açúcar na boca e o aparecimento de lesões de cárie, além de ser a mais indicada para o bom funcionamento do nosso organismo.

- Descuidar da higiene e substituição da escova: a escova de dente é ferramenta fundamental para a perfeita higiene bucal! Desta maneira, ela não pode ser esquecida em momento nenhum durante o ano, devendo ser trocada a cada dois meses, de preferência. Depois de escovar bem os dentes e usar fio dental, é importante ensinar a criança a limpar corretamente a escova, a fim de não acumular restos de alimento e se transformar numa colônia de bactérias.

Lembre-se: antes de sair de férias ou após o retorno, agende uma consulta com o dentista de seus filhos para garantir o check-up semestral e não ter problemas futuros.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070