Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Adote hábitos de higiene bucal e tenha uma gengiva mais saudável

05/12/2016

Sua gengiva está inchada, com vermelhidão ao redor do contorno dos dentes ou apresenta sangramento espontâneo ou durante a escovação? É bem possível que você esteja com gengivite!

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. Ela é causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere à superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival, quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada. No estágio inicial da doença, o osso e o tecido alveolar onde se fixam os dentes não são afetados.

Sem os cuidados necessários, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, mobilidade e perda dos dentes.

Causas e diagnóstico

A falta de higiene bucal adequada está diretamente ligada a causa mais comum da gengivite. Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, por exemplo, o chumbo e o bismuto.

O diagnóstico da gengivite, assim como o da periodontite, é clínico, através da consulta com um dentista. Quanto mais precocemente for feito, melhores serão os resultados do tratamento.

Prevenção e tratamento

A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental, especialmente depois das refeições e antes de deitar, são fundamentais na prevenção. Evitar o consumo em excesso de açúcar e não fumar também são medidas importantes. Vale destacar que ir periodicamente ao dentista também é essencial.

Quando em estágio inicial, a gengivite pode regredir desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante. Nos outros casos é preciso o tratamento com o dentista.

Dicas

- Informe-se sobre a maneira correta de escovar os dentes. A boa escovação e o uso do fio dental são essenciais para manter a saúde bucal.

- Evite alimentos e bebidas doces, especialmente se não tiver a chance de escovar logo os dentes.

- Escove sempre os dentes antes de deitar, mesmo que já os tenha escovado depois das refeições

- Faça visitas regulares ao dentista e sempre que notar mudanças no aspecto de sua gengiva.

Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070