O que a língua pode dizer sobre a sua saúde
29/11/2016
Há mais de 5 mil anos, a medicina chinesa já ensinava que através da língua era possível saber se uma pessoa estava saudável ou doente. Mesmo com todas as modernidades da medicina, observar a língua continua sendo algo importante.
Uma língua saudável é rosada, viçosa, brilhante, com bom tônus e saburra (crosta que cobre o fundo da língua) branca, fina e úmida. Já alterações na cor e em seu aspecto indicam, principalmente, deficiências de vitaminas no corpo.
Quando esbranquiçada pode indicar deficiência de ferro ou biotina (vitamina que desempenha papel na manutenção da pele). Se avermelhada e inchada pode significar falta de vitaminas E, B2 e B3. Carência de vitamina B12 e ácido fólico pode gerar uma sensação de ardor.
Alterações emocionais, como o estresse, também podem afetar o órgão. Pode-se observar desde pequenas lesões que provocam ardência e desconforto, a inflamações e lesões aftosas.
Antes de qualquer diagnóstico, que pode ser feito por meio da análise visual ou de exames como a sialometria (análise do volume, viscosidade e densidade da saliva), vale avaliar se a pigmentação da saburra é real ou fruto de algum alimento ingerido recentemente.
Segundo os ensinamentos orientais, a nossa língua é dividida em cinco zonas:
Lado direito e esquerdo: representa o fígado e a bexiga
Parte central: representa o estômago e o baço
Região posterior: representa a bexiga, intestinos e rins
Higienização é importante
A higienização da língua deve ser feita sempre junto com a higiene dos dentes, ou seja, após as refeições, com o uso da própria escova de dente ou com o auxilio de raspadores linguais.
Quando e como limpar
O recomendado é que a língua seja limpa de uma a duas vezes por dia. Porém não é preciso escovar com pasta de dente. Como limpar:
1. Coloque a língua para fora, o máximo que puder, e tente visualizar as áreas esbranquiçadas.
2. Posicione a escova na parte posterior, sobre as áreas esbranquiçadas, e pressione-a contra a língua. Puxe a escova vagarosamente para a frente.
3. Repita esta operação até remover todos os detritos. Depois, enxágue a boca.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.