Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Notícias

O que acontece quando mastigamos os alimentos da forma errada?


28/11/2016

Por causa da rotina agitada, muitas pessoas nem percebem como mastigam os alimentos. A mastigação é o primeiro processo da digestão e, quando feita de maneira errada, pode causar diversos problemas.

A mastigação bilateral alternada multidirecional – quando o alimento é distribuído homogeneamente nos dentes do lado direito e do lado esquerdo – é o padrão ideal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Quando feito da maneira correta, o movimento beneficia o tônus muscular da boca e da língua, a saúde dos dentes e o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso previne as alterações nas arcadas dentárias, os distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM), que podem causar dores crônicas de cabeça.

Já mastigar da forma errada pode levar a problemas na fonação, respiração e reabsorção óssea do lado oposto à mastigação, consequentemente a falta de estímulo e maior acúmulo de placa bacteriana.

O recomendado é que os alimentos sejam mastigados por no mínimo 30 vezes. Também é importante prestar atenção em dicas básicas, como colocar pequenas quantidades de alimento por garfada, comer devagar e manter a boca fechada.

Para quem está querendo perder uns quilinhos a mais, eis uma dica: mastigar corretamente também é importante, pois o alimento que chega ao intestino bem triturado ajuda o sistema digestivo funcionar corretamente. Além disso, a mastigação lenta proporciona uma comunicação efetiva entre estômago e cérebro, fazendo com que haja maior liberação de hormônios de saciedade e também um aumento da percepção de quando se está realmente satisfeito.

Erros mais comuns na mastigação

• Não mastigar e engolir o alimento em grandes pedaços

• Fazer movimentos exclusivamente verticais com a mandíbula, o que significa que a mastigação é interrompida antes da fase de pulverização que exige os movimentos rotatórios

• Não fechar os lábios para mastigar (não é só uma questão de etiqueta: boca fechada auxilia a língua na manutenção do bolo sobre os dentes que trituram os alimentos)

Dicas para comer de forma consciente

- Relaxe e respire! Evite levar o estresse para comer junto com você.

- Evite distrações como ficar assistindo tv ou olhar as mensagens no celular.

- Procure sentar-se para comer, não faça isso em pé ou andando.

- Deguste cada alimento, sinta seu sabor e textura na boca.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070