Dicas de como ensinar crianças a escovar os dentes
23/11/2016
Fazer com que a criança crie o hábito de escovar os dentes não é tarefa fácil para os pais. Essa atividade tão importante exige paciência para os adultos. A boa notícia é que, com um pouco de insistência, a dificuldade pode dar lugar a um momento divertido.
Um dos passos mais importantes para estimular as crianças a escovar os dentes é o próprio exemplo dos pais. É neles que os pequenos se espelham! Afinal, porque elas precisam passar a fita dental se o papai e a mamãe não usam?
Dicas para estimular seu filho a escovar os dentes:
Escovação em companhia:
Quando pequenos, procure escovar os dentes juntos com os filhos. Aproveite para checar se a escovação está sendo feita da forma correta ou mesmo corrigir aquilo que eles fazem de errado.
Deixe o momento divertido:
Cante músicas, dance, leve o boneco preferido da criança para escovar os dentes também. Aqui vale tudo! Use a criatividade para tornar esse momento divertido e engraçado.
Explique a importância da escovação:
A infância é uma fase curiosa, em que o aprendizado é constante. Entendendo a importância da higiene, a criança pode assimilar o hábito de uma forma mais fácil.
Prepare um ambiente adequado:
Uma banqueta firme, em que a criança consiga alcançar a pia para cuspir, é o material ideal para a escovação. Outra opção é usar um copo com água para a criança enxaguar a boca ao invés de se esticar todo/a para alcançar a torneira.
Dê atenção ao momento:
Pais, nada de gritar da cozinha que o filho precisa escovar os dentes sem mesmo olhar para trás. Participe, explique, demonstre! Com disposição calorosa e firme você mostra que a tarefa é importante e estimula a cooperação.
Consulte um odontopediatra:
Levar a criança ao dentista desde pequena pode ajudá-la a encarar a situação normalmente. De preferência, consulte um dentista especialista em crianças e bebês: odontopediatra. Esse profissional já está acostumado com crianças e tem técnicas especiais para acalmar e conquistar os pequenos.
Ah, e nunca fale do dentista de forma negativa, pois frases como “se não escovar os dentes terá que ir ao dentista” podem deixar a criança traumatizada e com medo do profissional.
Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.