Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Dicas de como ensinar crianças a escovar os dentes


23/11/2016

Fazer com que a criança crie o hábito de escovar os dentes não é tarefa fácil para os pais. Essa atividade tão importante exige paciência para os adultos. A boa notícia é que, com um pouco de insistência, a dificuldade pode dar lugar a um momento divertido.

Um dos passos mais importantes para estimular as crianças a escovar os dentes é o próprio exemplo dos pais. É neles que os pequenos se espelham! Afinal, porque elas precisam passar a fita dental se o papai e a mamãe não usam?

Dicas para estimular seu filho a escovar os dentes:

Escovação em companhia: Quando pequenos, procure escovar os dentes juntos com os filhos. Aproveite para checar se a escovação está sendo feita da forma correta ou mesmo corrigir aquilo que eles fazem de errado.

Deixe o momento divertido: Cante músicas, dance, leve o boneco preferido da criança para escovar os dentes também. Aqui vale tudo! Use a criatividade para tornar esse momento divertido e engraçado.

Explique a importância da escovação: A infância é uma fase curiosa, em que o aprendizado é constante. Entendendo a importância da higiene, a criança pode assimilar o hábito de uma forma mais fácil.

Prepare um ambiente adequado: Uma banqueta firme, em que a criança consiga alcançar a pia para cuspir, é o material ideal para a escovação. Outra opção é usar um copo com água para a criança enxaguar a boca ao invés de se esticar todo/a para alcançar a torneira.

Dê atenção ao momento: Pais, nada de gritar da cozinha que o filho precisa escovar os dentes sem mesmo olhar para trás. Participe, explique, demonstre! Com disposição calorosa e firme você mostra que a tarefa é importante e estimula a cooperação.

Consulte um odontopediatra: Levar a criança ao dentista desde pequena pode ajudá-la a encarar a situação normalmente. De preferência, consulte um dentista especialista em crianças e bebês: odontopediatra. Esse profissional já está acostumado com crianças e tem técnicas especiais para acalmar e conquistar os pequenos.

Ah, e nunca fale do dentista de forma negativa, pois frases como “se não escovar os dentes terá que ir ao dentista” podem deixar a criança traumatizada e com medo do profissional.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070