Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Evite o consumo de refrigerantes e tenha um sorriso mais saudável


22/11/2016

Você costuma beber muito refrigerante ou energético? Cuidado! Essas bebidas possuem substâncias que são verdadeiras vilãs para a saúde dos seus dentes. Por serem bebidas ácidas industrializadas, que contêm gás carbônico, elas causam danos à saúde que vão desde um simples desgaste dental até problemas no coração.

No caso dos dentes, os açúcares das bebidas gaseificadas estimulam o crescimento de bactérias causadoras de cáries. Além disso, a acidez desses líquidos corroi o esmalte dos dentes.

Mas não se desespere: esses problemas são efeito da ingestão prolongada combinada com a falta de higiene bucal correta.

Outros bons motivos para evitá-los:

Só calorias A maioria dos refrigerantes são compostos por água, gás carbônico, açúcar ou extratos de vegetais. Eles podem conter corantes ou acidulantes - neste caso são chamados de bebidas artificiais -, trazendo pouco ou nenhum valor nutritivo. São os exemplos clássicos de calorias vazias, ou seja, você só consome calorias e nada mais (nenhuma vitamina, por exemplo) com a ingestão do líquido.

Mesmo sem açúcar é prejudicial As versões diet, light e também as águas aromatizadas apesar de não conter açúcar possuem aditivos como corantes, conservantes, aromatizantes e adoçantes, que intoxicam o organismo, prejudicando o seu funcionamento.

Ossos fracos Segundo especialistas, o gás artificial também pode alterar o metabolismo mineral e comprometer a absorção de cálcio, aumentando o risco de osteoporose e fraturas ósseas. Já os refrigerantes tipo cola podem também aumentar o risco de desenvolvimento de pedras no rim. Fique atento!

Água gaseificada também não pode! A água normal apresenta o pH (potencial hidrogeniônico) neutro, sem acidez. Ao receber o gás carbônico industrial, ela fica mais ácida. Praticamente não há diferença entre a quantidade de gás utilizado nas águas ou nos refrigerantes. Sendo assim, o efeito para a saúde é o mesmo. A única vantagem da água com gás é que ela é isenta de aditivos, como corantes e aromatizantes. Já as que contêm gás e possuem sabores artificiais são bem parecidas com os refrigerantes.

Dicas para saborear, mas sem sofrer com os danos que elas causam aos dentes:

- Reduza ao máximo o consumo de bebidas como energéticos, refrigerantes e sucos artificiais e substitua por bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água e suco de fruta 100% natural;

- Não fique com alimentos e bebidas ácidas na boca por muito tempo;

- Se possível, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida, evitando o prolongamento do tempo em que o esmalte fica exposto aos ácidos;

- Espere por pelo menos meia hora para escovar os dentes após o consumo de bebidas ou alimentos ácidos;

- Na escovação, utilize uma escova suave e um creme dental pouco abrasivo, com menos acidez e muito flúor;

- Visite seu dentista regularmente.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070