Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Os perigos do uso de bicarbonato para clarear os dentes


14/11/2016

Você já deve ter visto publicações nas redes sociais prometendo milagres com o uso de bicarbonato de sódio para clarear os dentes, certo?

Ter os dentes branquinhos e lindos, como as atrizes de cinema, é o desejo de muitas pessoas. Porém, não é usando bicarbonato que se consegue esse efeito. Aliás, o uso indiscriminado deste produto pode resultar em alguns problemas para a sua boca.

Como é abrasivo, o bicarbonato funciona como esfoliante em nossos dentes. Ele até remove a placa aderida ao dente, porém desgasta o esmalte do mesmo (abrasão).

Abrasão dentária é a perda da estrutura dental por forças mecânicas externas. Uma vez que ela ultrapasse o esmalte dos dentes, são rapidamente destruídas as demais estruturas (dentina e polpa).

Para haver clareamento dental é preciso que haja a quebra da molécula de pigmento existente dentro da dentina, e o bicarbonato não faz isso.

Ah, e diluir ela no creme dental também não vai diminuir seus efeitos.

Os malefícios do clareamento dental caseiro

Não é só o uso de bicarbonato que rola pela internet como opção de clareamento caseiro: limão, água oxigenada e carvão são algumas das dicas que também fazem parte da lista.

No caso do limão, a remoção externa das manchas até pode ocorrer. Porém seu suco é ácido (com baixo pH) e causa a erosão no esmalte.

Também não há comprovação científica que esfregar os dentes com um pedaço de carvão vegetal ou usar carvão ativado em cima da pasta de dente possa surtir o efeito do clareamento.

Em relação à água oxigenada, ela pode alterar significativamente o pH da boca, aumentando sua acidez e trazendo diversos danos, como lesões, agravamento de inflamações em mucosas, queimaduras e sensibilidade.

Fique atento!

Cuidado com qualquer método caseiro de clareamento dental que prometa milagres! Os problemas causados por alguns produtos podem ser irreversíveis. Eles até podem dar a sensação momentânea de dentes mais brancos, porém a médio e longo prazo só vão prejudicá-los.

Converse com seu dentista sobre o tratamento que é mais indicado para você. O mercado oferece vários meios de deixar seus dentes brancos de maneira segura.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070