Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Dentes sensíveis: causas, tratamento e prevenção


10/11/2016

Para muitas pessoas a sensibilidade nos dentes pode ser definida como uma das coisas mais desconfortantes na vida. E não é à toa: a dor aguda aparece sempre que se consome algum alimento ou bebida quente ou gelada.

A hipersensibilidade dentinária, ou dentes sensíveis, pode ocorrer por vários fatores. No entanto, a maior parte dos casos está ligada ao desgaste do esmalte dental, fissura no dente ou raiz exposta.

Motivos para a sensibilidade

Quando saudável, o dente é coberto por uma camada de esmalte, que protege toda a coroa. Já a sua raiz é coberta por uma camada chamada de cemento radicular, que fica sob a linha da gengiva. Debaixo desses dois está a dentina, onde existem túbulos microscópicos (tubos ocos ou canais).

Ao perder a cobertura de proteção, os túbulos permitem que alimentos quentes e frios, ácidos ou pegajosos possam estimular os nervos e células no interior do dente. Isso gera uma hipersensibilidade e desconforto ocasional. Uma das causas da exposição da dentina é a retração da gengiva.

Escovar os dentes da maneira correta pode ajudar a prevenir a retração da gengiva. Converse com seu dentista sobre sua rotina de higiene oral diária.

Tratamento de dentes sensíveis

A hipersensibilidade dentinária pode ser tratada, porém somente seu dentista pode indicar a melhor forma de tratamento. Em alguns casos o uso de creme dental dessensibilizante, que contém compostos que ajudam a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo, pode ajudar.

Se a causa da sensibilidade for a recessão gengival, é possível usar agentes que se ligam à raiz do dente para “selar” os dentes sensíveis.

Como prevenir a sensibilidade

Impedir a retração da gengiva é uma das maneiras de prevenir a sensibilidade nos dentes. É aí que entra o policiamento durante a escovação: nada de esfregar a escova com muita força nos dentes!

Evitar gengivites e doenças periodontal também é importantíssimo na prevenção da recessão gengival.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070