Facebook Uniodonto Santa Catarina    Instagram Uniodonto Santa Catarina

Notícias

Saiba quais as diferenças entre os aparelhos ortodônticos


08/11/2016

São muitas as perguntas quando o assunto é o uso de aparelho ortodôntico. Que tipo é melhor? Quanto tempo deve-se usar? Preciso retirar algum dente para isso? Para tentar auxiliar, reunimos algumas informações importantes que você deve saber.

Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: os removíveis e os fixos.

Removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Têm papel ortodôntico - que realiza pequenas movimentações dentárias -, ou ortopédico, utilizados nas correções de alterações ósseas de crescimento, geralmente colocados em crianças e adolescentes durante a fase de crescimento.

Fixos: são colados bráquetes nos dentes, que não podem ser retirados. Com o uso do aparelho, um melhor engrenamento entre os dentes superiores e inferiores é obtido, restabelecendo sorriso e função equilibrados.

Para os adultos que lidam com o publico e não gostam da opção metálica existem opções estéticas e invisíveis, como os aparelhos de policarbonato, safira ou porcelana.

Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens, bem como indicações adequadas.

Por quanto tempo devo usar o aparelho?
Talvez essa seja uma das primeiras perguntas feitas ao ortodontista assim que o paciente inicia o tratamento. Porém, é muito difícil dizer quanto tempo ele vai durar, pois depende de vários fatores como resposta biológica do organismo, tipo de má oclusão, tipo de aparelho indicado e colaboração do paciente, fundamental no processo.

Para aumentar a eficiência do tratamento o ideal é tomar cuidados com a alimentação, evitando alimentos duros ou crocantes. Eles podem quebrar os brackets, interrompendo o tempo de ação do tratamento. Outro ponto relevante é comparecer nas consultas, para que seja feito os ajustes adequados.

Ah, e é sempre bom lembrar que a higiene bucal não deve ser esquecida em nenhum momento, e isso inclui a limpeza do aparelho!

Procure um profissional habilitado
O aparelho instalado sem planejamento e sem controle de um ortodontista pode causar movimentos inadequados dos dentes. As consequências disso podem ir desde o desalinhamento dos dentes até provocar a reabsorção óssea de forma irreversível, levando a perda de dentes. Por isso, procure sempre um profissional habilitado.

Quero saber mais sobre os planos odontológicos da Uniodonto, clique aqui.

Sedes em Blumenau e Criciúma- Escritórios em Joinville - Itajaí - Rio do Sul - Chapecó - Florianópolis

Responsável Técnico Uniodonto Administradora (CRO-SC-EPAO-327) Dr. Beato Ari Stingelin - (CRO-SC-558)
Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Responsável Técnico Uniodonto Federação (CRO-SC-EPAO-630) - Dr. Marcos Adolf Prinz (CRO-SC 2387)
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070