Facebook Uniodonto Santa Catarina   Instagram Uniodonto Santa Catarina   WhatsApp Uniodonto Santa Catarina   Linkedin Uniodonto Santa Catarina

Dicas para cuidar dos dentes durante a gravidez

07/11/2016

A gravidez envolve um período de transformação que vai além do corpo da mulher, ela modifica também o funcionamento do seu organismo. Por isso, além de cuidar da saúde, a futura mamãe deve estar muito atenta quanto aos cuidados com seus dentes.

A mudança nos hábitos alimentares, quando aliada à falta de higiene bucal, pode levar ao aparecimento de doenças bucais como periodontite, uma infecção nos ossos e nas fibras que os sustentam, e gengivite, que resulta em inchaço e sangramentos na gengiva.

Quando não tratados, os problemas nos dentes podem elevar as chances de um parto prematuro, pois as inflamações geram substâncias que causam contrações no útero.

É importante que a futura mamãe fale sobre a gravidez ao seu dentista. Desta maneira o profissional poderá acompanhar de perto sua saúde bucal. Além disso, ela deve aproveitar essa fase para desenvolver novos hábitos de alimentação, evitando alimentos açucarados.

Nunca é demais reforçar que a higiene dos dentes é fundamental. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, certo?

Mitos sobre saúde bucal
Você já ouviu que durante a gravidez a mulher perde cálcio dos dentes para formar as estruturas mineralizadas do bebê? Esse e outros mitos que envolvem a saúde bucal são muito comuns, mas não passam de mitos!

Para esclarecer, o cálcio provém exclusivamente da alimentação da gestante. Outro ponto importante é sobre a perda de dentes na gravidez. Na maioria das vezes, o fato está relacionado com a higiene bucal inadequada e hábitos alimentares prejudiciais, que favorecem também o surgimento da maior incidência de cáries.

Ah, e para finalizar, o tratamento odontológico não é prejudicial à mãe.

Dicas de como cuidar dos dentes na gravidez
1. Visite seu dentista periodicamente para prevenir o aparecimento de cáries e outros problemas como gengivite e periodontite.

2. Procure ter uma alimentação saudável. O aumento das cáries neste período ocorre devido a alterações nos hábitos alimentares (dieta mais rica em carboidratos e a ingestão de alimentos em intervalos menores), o que contribui para a formação da placa bacteriana.

3. Para uma boa saúde bucal, use o fio dental e escove os dentes regularmente.

4. A língua deve ser higienizada, pois é nessa região que as bactérias ficam alojadas.

Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070