Camisetas do Outubro Rosa fazem parte do uniforme das colaboradoras da Uniodonto Santa Catarina

07/10/2016

Nesta sexta-feira, 7 de outubro, e em todas as demais sextas deste mês o rosa fará parte do uniforme das colaboradoras da Uniodonto Santa Catarina. Isso porque a cooperativa apoia a campanha Outubro Rosa, movimento que começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
As camisetas da campanha foram adquiridas na Rede Feminina de Combate ao Câncer de cada cidade dos escritórios da Uniodonto - Joinville, Itajaí, Rio do Sul, Chapecó e Florianópolis - e também na sede de Blumenau. A entidade auxilia na prevenção da doença e apoia as pacientes mastectomizadas. Com a venda das camisetas, a Rede mantém a prestação de serviços, todos gratuitos.

Fique atenta aos sintomas
Somente neste ano o Instituto Nacional do Câncer estima que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama serão detectados.

Quando descoberta em fases iniciais, as chances de tratamento e cura da doença aumentam em grande parte dos casos. A recomendação é para que as mulheres estejam atentas a qualquer alteração nas mamas. Para aquelas entre 50 a 69 anos é aconselhável a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Sintomas do câncer de mama:
- Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor.
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
- Saída de líquido anormal das mamas.

Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.

Fonte: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp

Rua Vitória, 123 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89010-250 - Fone / Fax: (47) 3037-8000
Rua João Pessoa, 10 - Bairro Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP: 89012-473 - Fone / Fax: (47) 3041-8070