Cuidado: doenças do coração podem começar pela boca!

29/09/2016

Quando se fala em saúde do coração é comum ligar o assunto a questões como prevenção ao colesterol, pressão alta e por aí em diante. Mas você sabia que a boca também pode influenciar no bom funcionamento deste órgão tão importante?

Neste Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, a Uniodonto Santa Catarina incentiva todas as pessoas a ter uma boa higiene bucal como forma de cuidar bem do coração.

Isso porque a má escovação leva ao acúmulo de bactérias nos dentes, causando mau hálito, placa bacteriana, tártaro e inflamação na gengiva. Essa inflamação pode chegar à corrente sanguínea e provocar uma doença chamada endocardite bacteriana.

A cirurgiã-dentista da Uniodonto Santa Catarina, Yone Oshima, explica que as consequências da endocardite são graves, principalmente para quem tem histórico familiar de doenças cardíacas:

“Quando a inflamação formada na gengiva alcança o coração, produz proteínas que ativam a destruição dos tecidos e estimulam a produção de gordura, aumentando a probabilidade de infartos, por exemplo.”

Está cada vez mais comprovado que a saúde bucal é fundamental não só para evitar problemas nos dentes e gengivas, mas sim para que todo o corpo funcione perfeitamente.

Siga estas dicas e mantenha seus dentes saudáveis:

- Troque a escova a cada três meses ou quando estiver muito desgastada;
- Use o fio dental e/ou escova interdental para limpar entre os dentes, onde a escova não alcança;
- Não use muito creme dental, a quantidade deve ser semelhante a um grão de ervilha;
- Lembre-se de limpar a língua para prevenir o mau hálito;
- Faça a higienização bucal ao acordar e depois de todas as refeições;
- Mantenha uma alimentação saudável e evite o consumo excessivo de açúcar, o fumo e bebidas alcoólicas;
- Visite o dentista regularmente.